21 de Setembro - DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é uma homenagem que fazemos às árvores e uma data para as pessoas lembrarem da importância de cuidarmos dos vegetais. Ao proteger as árvores, estamos protegendo a nós mes-mos, pois elas são sinônimo de vida, já que são grandes produtoras de oxigênio.

As árvores garantem o equilíbrio ecoló-gico da natureza, regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desen-volvimento da fauna e permitindo a pureza das águas dos rios. Por isso, é muito importante a preservação das matas para mantermos o sistema ecológico do planeta Terra.

 
  Curiosidades  
 
É Primavera!


A primavera é a estação mais bonita e importante do ano, pois representa a renovação da vida. A energia das plantas se acumula nas flores, trazendo colorido e perfume ao ambiente. Assim, elas atraem os pássaros e insetos que levam o pólen para outros lugares onde serão fecundadas novas plantas. No Hemisfério Sul, a primavera começa em 23 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro.

Amazônia


Você sabia que a Floresta Amazônica tem 5,5 milhões de quilômetros quadrados e concentra 1/3 das espécies vivas da Terra?
É verdade!
Além disso, em apenas 1 hectare da floresta podemos encontrar até 300 tipos diferentes de árvores. Já o número de espécies vivas não pode ser calculado, mas acredita-se que pode ultrapassar 10 milhões de espécies.
Viva a Amazônia!

Hotel de Plantas

Em toda árvore da Floresta Amazônica existem plantas que são hóspedes delas, como orquídeas e bromélias. Essas plantas crescem nas árvores, se alimentando de seus nutrientes, ou seja, as árvores são para elas como hotéis onde elas se hospedam.
 
 
 

Além das vantagens de se preservar as árvores por causa da ecologia, existem benefícios econômicos, pois há vários produtos feitos a partir de uma árvore, como: madeira para construção e móveis, papel, carvão, óleos, remédios, perfumes, mel, flores e frutas.

   
 

Como surgiu o Dia da Árvore?

A primeira data oficial foi o dia 22 de abril, escolhida pelo governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Esse dia era o aniversário de J. Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população.

O Brasil contrariou o padrão internacional, quando o presidente Castelo Branco definiu, em 1965, que a "Festa Anual da Árvore" seria no dia 24 de fevereiro. Essa data foi escolhida porque era o início da época das chuvas na região Norte.

Hoje em dia, no Norte e Nordeste, a comemoração acontece na última semana de março e também no dia 21 de setembro, como no restante do país. O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro.

Alguns tipos de árvores

Quando você for plantar uma árvore, é importante escolher uma espécia correta para a região, levando-se em conta o tipo de solo e clima. Existem espécies de árvores nativas do Brasil, espécies exóticas originárias de outros países e espécies para reflorestamento. Veja no quadro abaixo alguns tipos:

   

Nome Características Origem
Acerola Frutífera Exótica
Cedro Rosa Mata Ciliar Nativa
Eucalipto Citriodora Reflorestamento Exótica
Flamboyant Ornamental Exótica
Ipê Amarelo Mata Ciliar e Cerrado Nativa
Jequitibá Mata Ciliar e Cerrado Nativa
Murta Mata Ciliar, Arborização urbana, Ornamental, Área pedregosa Nativa

Copyright © 2004 Criança Faz Arte - Todos os Direitos Reservados